sexta-feira, 24 de julho de 2009

Lance Armstrong



A prova do momento e mais comentada nos ultimos dias é a Tour de France, uma das provas mais disputadas no mundo do ciclismo. Atualmente liderada pelo ciclista espanhol, e provavel campeão do ano, Alberto Contador.

Mas como falar da Volta da França sem lembrar de seu maior vencendor, o cilcista americano Lance Armstrong.

Nascido em 18 de setembro de 1971, é conhecido por ter vencido a volta da França sete vezes (1999 a 2005), logo após ter se curado de um câncer.

Lance entrou no mundo dos esportes cedo, praticando natação. Aos 13 anos descobriu o triatlon, sagrando-se campeão do iron kids triatlon. Aos 21 anos disputou sua primeira prova de ciclismo, sendo um dos mais novos a participar de um campeonato mundial de estrada, sagrando-se campeão.

Armstrong iniciou a sua carreira como profissional pela Motorola em 1992, na clássica San Sebastián, quando terminou em último lugar, prova que venceu em 1995. Um ano depois, em Verdum, venceu a sua primeira etapa da volta da França. Em 1995 repetiu o triunfo da etapa, na França, e conseguiu a sua primeira vitória numa grande etapa no Tour, triunfo a que somou a Flecha Valona de 1996.

Durante algumas semanas, Lance tinha vindo a observar uma grande inflamação na virilha, e habituado a ignorar a dor não lhe deu importância, até que começou a vomitar sangue, a ter perdas de visão e enxaquecas.

O diagnóstico estava feito: um câncer no testículo. Além disso os médicos descobriram-lhe, também, dois tumores, do tamanho de bolas de golfe, num pulmão e no cérebro.

Mas para uma pessoa que tinha passado toda a vida em cima de uma bicicleta, render-se à doença não era a opção a tomar. Numa entrevista Lance referiu: “Enganaste-te na pessoa ao escolheres um corpo para viver, cometeste um erro porque escolheste o meu”. Lance estava disposto a lutar contra o seu câncer.

Aos 25 anos, numa conferência de imprensa, Lance declarou que sofria da grave doença. Um ano mais tarde, embora os médicos lhe dissessem que a probabilidade de viver fosse apenas de 40%, Lance não desistiu, e anunciou que iria regressar.

Em 1998 a equipa U. S. Postal Service fechou um contrato com Lance, que voltava assim a pedalar. A sua primeira corrida foi a Rota do Sol, na Espanha, ficando em 14º lugar. Duas semanas depois participou na etapa Paris - Nice. Sem grandes resultados. A temporada não foi de todo suficiente, chegando Lance a pensar numa possível renúncia.

Em vez de fazer isso decidiu concorrer numa das provas mais importantes de todo o mundo. Em 1999 venceu o Tour de France, sagrando-se campeão na classificação geral individual. A este triunfo somaram-se mais seis vitórias no Tour, recorde absoluto. Após sua última vitória, em 2005, Lance anunciou a sua retirada.

Lance Armstrong, um campeão, um exemplo de luta e perceverança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário