segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Perigo, perigo, perdidos no espaço sideral...


Voltando aos poucos. Outro dia estava de carro pela cidade do Recife e durante o trajeto pude observar o quão é perigoso andar nas ruas da cidade, na verdade, de toda região metropolitana. Perigo não só pela falta de estrutura, mas também pela irresponsabilidade de condutores e de ciclistas, se é que podemos chamar os irresponsáveis de ciclistas.

Falta de estrutura: me pergunto com frequencia, quem participa de grupos de ciclistas também faz esta mesma pergunta: "Como uma região metropolitana tão extensa como a do Recife pode ser tão desprovida de vias para cilcistas?" Quais são nossas cilcovias? A da Av Boa Viagem? É fácil perceber o quanto esta ciclovia é perigosa para pedestres e ciclistas. Estreita, com um meio fio que não oferece segurança alguma. Mas temos a do centro do Recife. Temos? funciona que dia mesmo? aos domingos. O dia todo? claro que não.

Este tema é frequentemente discutido, seja na câmara do Recife, seja nos grupos de cilcistas, porém nada foi resolvido até agora.

Irresponsabilidade: Parece brincadeira, porque os condutores gostam de tirar o famoso "fino" nos cilcistas? frequentemente vemos acidentes por conta disso. Talvez a culpa não seja apenas do condutor, seja do ciclista, que gosta de andar sem equipamento, na contra-mão, depois de tomar umas e outras. Também pode ser (olha ela novamente) falta de vias seguras para o ciclista.

O tema rende muito, e a solução para estes problemas são sempre demoradas, o que surge são paliativos.

Vamos seguindo, ja que não temos vias para ciclistas, ao menos devemos ser responsáveis, como condutores e como ciclistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário